domingo, 26 de agosto de 2012

Logística , o que é?


Logística é o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matéria-prima, estoques de processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender (e muito bem) aos requisitos do cliente.
A logística está presente em todos os segmentos das empresas e pode dividir-se em dois tipos de atividades: as principais – compostas por transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos – e as secundárias – que incluem armazenagem, manuseio de materiais, embalagens, suprimentos, planejamento e sistemas de informação.
Estudos de caso, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, isitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos compõem o repertório de atividades do curso.
Técnico em Logística atua em empresas industriais, comerciais, de serviços e do agronegócio, em qualquer ponto da cadeia logística e das funções correspondentes, desde o relacionamento com os fornecedores, passando pelos processos de logística de entrada, operações, saída, pós-venda e reversa, com visão de gestão integrada do processo, de modo a otimizar custos e nível de serviço.
Competências profissionais gerais do técnico da área
- Propor e analisar soluções empresariais, identificando oportunidades para criar novas estruturas de trabalho ou empreendimentos, gerando valor para a organização em que trabalha ou para seu próprio negócio e a sociedade.
- Operacionalizar processos de aquisição e administração de materiais e dar suporte às decisões quanto à seleção de fornecedores, compra de materiais locais ou internacionais, tendo em vista a qualidade, a redução de custos e a disponibilidade desses insumos.
- Planejar, acompanhar e controlar a produção, aplicando conceitos e princípios relacionados aos processos produtivos, de modo a atender às necessidades da demanda e aos padrões de qualidade, observando aspectos de eficiência.
- Gerir e/ou operacionalizar processos de distribuição de produtos, com base na administração dos estoques, sua localização e planejamento de transporte, de modo a atender aos pedidos dos clientes dentro da melhor relação possível do nível de serviço e de custos.
- Gerir e/ou operacionalizar transportes, com base em conhecimentos e habilidades sobre modais, roteirização, gestão de riscos, composição de custos de frete e de negociação, para otimizar custos de transporte e nível de serviço ao cliente, tendo em vista a competitividade do negócio.
- Planejar e executar ações integradas de logística, marketing e vendas, mobilizando e articulando conceitos, habilidades e atitudes próprias desses segmentos, buscando alternativas que permitam conciliar a demanda, nível de serviço e os recursos da empresa ou suas eventuais restrições.
- Gerir a logística reversa da pós-venda e/ou pós-consumo, considerando aspectos de gestão logística, de modo a agregar valor ao produto e ao serviço, com redução de custos e impactos ambientais.

No vídeo abaixo você poderá intender melhor o que é logística:

Nenhum comentário:

Postar um comentário