quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Visita ao Porto do Mucuripe (Companhia Docas)

Os alunos do curso técnico de Logística da Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz, localizada no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, participaram de visita guiada ao Porto de Fortaleza na tarde do dia 5 de janeiro. “É uma satisfação contribuir para a formação de vocês, mostrando a dinâmica da movimentação de cargas aqui no Porto”, destacou o Engenheiro Raimundo José de Oliveira durante a recepção aos estudantes.

O grupo assistiu a uma palestra ministrada pelo Engenheiro Raimundo José, que é Coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador da Companhia Docas do Ceará (CDC), durante a qual foram explicadas curiosidades sobre como os navios flutuam, a que velocidade costumam navegar, a profundidade necessária, a estabilidade e a segurança – aspectos que direta ou indiretamente interferem na escolha do modal marítimo como item fundamental na matriz  logística de uma empresa.

“A navegação surgiu há muitos anos fruto da necessidade de troca de mercadorias”, destacou Raimundo José, traçando um paralelo com a importância da logística para o comércio e para o crescimento da economia. “No modal aquaviário há vantagens econômicas, já que é possível movimentar grandes volumes de uma só vez para outro país ou mesmo em nível estadual, através da navegação de cabotagem, em substituição às rodovias. O custo da rodovia é elevado, tem o pedágio, as condições das estradas não ajudam e tem também a questão ambiental. Além disso tudo, transportar pelo mar é mais seguro e o navio tem grande vida útil”, complementou. 

Após o debate sobre logística, os alunos seguiram para visita às instalações do Porto de Fortaleza, em ônibus fretado pela escola. Os alunos visualizaram a operação de um navio de contêiner, a obra da troca de pavimentação do cais comercial, bem como avistaram o píer petroleiro, que estava operando com dois navios simultaneamente, e conferiram o local onde será construído o Novo Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza, na Praia Mansa. 

Fotos abaixo:










10 comentários:

  1. olha gente que liindo o 2°C em peso q pena q ñ esta mais completo mais fazer o q né é a vida!!!

    ResponderExcluir
  2. estava pensando em abandonar o 2°C mais pensando bem é a turma melhor e eu ñ conseguiria viver sem v6,pq v6 são uma turma unida q pune pela sala toda ñ importando as consêquencias v6 podem ter seus defeitos como falam mais até pq ninguem é perfeito!mais v6 são máximos se o 2°C ñ existisse nós inventeriamos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade nós podemos até ter uns defeitinhos mais somos uma coisa q as outras salas ñ são como:unidos,bélissimos,companheiros e vaidosas!!!kkkkkkkk

      Excluir
  3. eu adooooro a professora Cristina se ela ñ existisse eu lhe enventaria Cris nunca mude esse seu jeito extrovertida de ser pois foi assim q conheci vc e te acho o maximo de pessoa te gosto muito vc ñ faz nem ideia mais q pena q vc só da valor quem ñ merece e quem te corta é muito pela tras das costas ate mesmo gente q vc menos imagina só quero q saiba q ñ estou lhe pedindo nada apenas para vc prestar mais atenção em quem merece o seu carinho como eu q te adoro e vc agora quais ñ fala comigo bjss em seu s2...ahhh e um dia a gente cansa de gostar de mais de uma pessoa e ela nem se quer perceber isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta doendoo muito viu cris vc passar por mim e fingir q ñ me vê e eu do mesmo jeito fingir q ñ te vejo as vezes sinto inveja de ver vc abraçando jente falsa e eu q gosto tanto de vc vc ñ fala nem um oiii mais a vida é assim mesmo só quero q saiba q quando vc voltou da escola vc abraçou todos menos eu ate hj nunca me esquece disso enquanto quando vc foi embora todo mundo achando bom e eu achando ruim q a escola era vazia sem vc rezando pra vc voltar enquanto quando vc volta ñ lembra nem q eu existo!!!

      Excluir
  4. olha só...... realmente fica muito difícil conversar com você,pois você não se indentifica, mas tudo bem...
    Mais se um dias lhe magoei ou se ainda lhe magou sinto muito nunca foi a minha intenção...
    Pense também que você pode ter feito algo que nunca gostei....e com relação a abraços fica meio difícil...pois quem vem de braços abertos para mim eu sempre estarei também de braços abertos.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Não sei se fiz alguma coisa q vc n gostou + a ultima coisa q eu queria era te magoar ou algo parecido se fiz iso me perdoe pois tantas pesoas falando mal de vc logo pra quem pra mim e eu sem poder fazer nada + n se preocupe n iso n mudou em nada o meu gostar de vc apenas nunca q vai ser o mesmo jeito faze o q ne a vida e asim mesmo e vivendo e aprendendo e eu achando q vc gostava pelo - um pouco de mim!

      Excluir
  6. Sabe o q doi + em mim e ver pesoas q nem vc com ese seu jeitinho q quais ninguem gosta so pq vc e sincera + conheço muitas pesoas asim q nem vc cristina q pena q gente asim e quem + sofre e quem tem + problemas espero q vc n seja asim!:-(

    ResponderExcluir
  7. Ainda tem gente q perdi tempo oxi com a cris só presta sendo falsa q nem ela...ta bom da dona do blog apagar isso oh besteira!

    ResponderExcluir